Conduzimos todo o processo para a obtenção da sua cidadania na Itália, desde a conferência inicial dos seus documentos até a comemoração com o passaporte italiano nas mãos. 

Cuidamos para que a sua estadia em um de nossos apartamentos aqui na Itália seja confortável e proveitosa, desde a chegada ao aeroporto até a partida como cidadão italiano e europeu.

Tanor de Romão Gomes

Diplomado em Relações Interculturais pelo Intercultural Development Research Institute em Milão

Foco: interações Itália - Américas

Bruno Augusto Berto

International MBA pelo Politecnico di Milano -  MIP em Milão

Foco: gerência de projetos corporativos internacionais

 
Somos uma empresa especializada no processo de reconhecimento da cidadania italiana para descendentes de italianos nascidos fora da Itália que conhece todos os detalhes e meandros de como é feito esse procedimento administrativo aqui na Itália.
Atuamos nas cidades da região de Bologna onde também residimos. Contamos com uma estrutura completa, desde o imóvel para sua acomodação até equipe para recepção, acolhimento e acompanhamento durante todas as etapas burocráticas para que o seu processo seja realizado de forma íntegra de acordo com a legislação italiana.
 
O acesso à nossa região é muito fácil dado que o nosso aeroporto tem voos diretos para as principais capitais e outras cidades da Europa.
Bologna é uma cidade fascinante e, esperamos que, como nós, você também se apaixone por tudo que esta parte da Itália oferece. Se você for uma pessoa interessada / entusiasmada / aventureira, no tempo que aguarda o desenrolar do seu processo, você se surpreenderá com tudo que poderá vivenciar e aprender. As oportunidades, até aquelas sem custo algum, são muitas. Faz parte do nosso trabalho orientá-lo como melhor se aproveitar delas. 
Além de facilitar o processo burocrático para que você tenha o seu passaporte em mãos no menor tempo possível, consideramos parte da nossa missão também ajudá-lo a entender como pensa, como se comporta e como vive o italiano. Dessa forma você não somente adquire o documento que oficializa a sua cidadania mas, caso seja do seu interesse, também descobre o que é ser um cidadão italiano. Isso absolutamente não significa mudar quem você é, mas sim conhecer e entender os comportamentos dos italianos. Na qualidade de profissionais da área das relações interculturais, oferecemos, sem custo adicional, um workshop sobre cultura e cidadania italiana – “Assim é o italiano”. O seu relacionamento com as pessoas no dia-a-dia será muito mais fácil e você se sentirá “menos estrangeiro”. Sua permanência aqui, seja durante o tempo que aguarda o seu processo ou além dele, será muito mais proveitosa e agradável. Veja detalhes em “Nossos Serviços”.
A cidadania italiana é transmitida por direito de sangue (Ius Sanguinis), ou seja, descendentes de italianos já nascem cidadãos italianos independentemente do local onde nasceram. Basta apenas reconhecer esse direito e uma das formas de fazê-lo é através de um processo administrativo realizado aqui na Itália.
Não existe limite de gerações para a transmissão da cidadania italiana, porém há algumas restrições legais:

1 – O antepassado nascido na Itália não pode ter se naturalizado cidadão do país para o qual imigrou ou pelo menos não pode ter se naturalizado antes do nascimento do filho que está na sua linha de descendência. Ou seja, se o seu antepassado italiano que imigrou para o Brasil era o seu trisavô, ele não pode ter se naturalizado antes do nascimento do seu bisavô / bisavó. Isso ocorre porque na Itália, até o final dos anos 80, caso um cidadão optasse pela naturalização em outro país, ele perdia o direito da cidadania italiana.

2 – Cidadania por Derivação Materna – quando o antepassado nascido na Itália for uma mulher, o processo administrativo é possível caso o nascimento do filho ou filha dela (no Brasil ou outro país) tenha ocorrido após 1º de janeiro de 1948, data que entrou em vigor a Constituição Italiana, que igualou os direitos entre homens e mulheres. Caso esse primeiro descendente tenha nascido antes de 1948, o reconhecimento da sua cidadania somente é possível através de um processo judicial, diretamente na Itália.

3 – Erros ou incongruências nas certidões e outros documentos brasileiros, por exemplo em nomes ou datas, devem ser corrigidos no Brasil. Veja mais detalhes no link “Documentos Necessários”.  

 

4 – Pessoas nascidas em algumas cidades no nordeste da Itália que faziam parte do Império Austro-húngaro e emigraram para o Brasil e outros países antes de 16/07/1920, atualmente não podem transmitir a cidadania italiana aos seus descendentes. Isso porque até essa data, quando o Tratado de Saint-Germain oficializou essa anexação, pessoas nascidas ali não eram cidadãs italianas, mas sim austro-húngaras.

 
 

Para a realização do processo de reconhecimento de cidadania via administrativa, a legislação italiana exige uma lista de certidões que comprovem a sua descendência, atrelando o seu nascimento ao do seu antecedente italiano.

A quantidade de documentos pode variar de acordo com a estrutura da sua árvore genealógica.  Em síntese, os documentos necessários são:

- Certidões de nascimento dos membros da linha de descendência – desde a do antepassado italiano até o requerente;

- Certidões de casamento dos membros da linha de descendência - do antepassado italiano até o requerente;

- Certidões de óbito – de todos os antepassados falecidos da linha de descendência;

- Certidão de Não Naturalização – CNN – essa somente do antepassado italiano.

Os serviços oferecidos pela Cidadania.it estão alinhados com passo-a-passo do processo administrativo para o reconhecimento de cidadania na Itália. Você terá acompanhamento durante todas as etapas do processo na Itália, desde a busca no aeroporto até a emissão do passaporte italiano.

 

Seguem as fases do processo com os respectivos serviços oferecidos:

1 – Antes de sua vinda para a Itália, é realizada a análise prévia detalhada dos documentos para verificação de todas as certidões, evitando assim problemas durante o seu processo.

2 – Instruções para migração, contemplando Carta Convite que deve ser mostrada às autoridades italianas na sua chegada, se solicitado. A Carta Convite evidencia que você terá um cidadão italiano lhe recebendo.

3 – Recepção no aeroporto ou estação de trem e traslado até o apartamento onde você estabelecerá sua residência.

4 -  Hospedagem em apartamento durante todo o seu processo.

5 – Acompanhamento na “Questura” para solicitar a declaração de presença, quando necessário. 

6 – Assistência para emissão do “Codice Fiscale” junto à “Agenzia dell’Entrata”, documento similar ao CPF brasileiro e necessário para a solicitação do processo de cidadania.

7 – Acompanhamento no “Comune” – prefeitura da cidade onde você será residente – para solicitar junto ao “Ufficio Anagrafe” sua residência.

8 – Uma vez confirmada sua residência, através da visita do “Vigile” – funcionário da prefeitura –  o próximo passo é submetermos seus documentos ao “Comune”, para a solicitação da prática do reconhecimento da cidadania. O “Comune” solicita a “Dichiarazione di Non Rinuncia alla Cittadinanza italiana” ao(s) devido(s) consulado(s) italiano(s) no Brasil, de acordo com a origem de seus documentos.

9 – Após o recebimento da “Non Rinuncia” ocorre a transcrição de sua certidão de nascimento italiana e confirmação da obtenção da cidadania.

10 – Solicitação da carta de identidade italiana.

11 – Solicitação do Passaporte.

12 – Realização de sua inscrição no AIRE, confirmando a transferência de sua residência da Itália para o Brasil, ou o país onde irá habitar.

 

O preenchimento de todos os formulários, interpretação e tradução durante as visitas nos órgãos italianos bem como o transporte para a realização das etapas descritas acima são oferecidos pela nossa assessoria.

 

Apoio à sua ambientação:

Orientação - Cada cliente tem necessidades diferentes. Faremos o nosso melhor para entendê-las e customizar o nosso apoio para melhor satisfazê-las.

Daremos orientação para que você possa se adaptar ao dia-a-dia no seu novo ambiente.  Abordaremos questões de segurança, sistema médico, clima, alimentação e outros que possam ser importantes.

 

Apresentaremos o comércio local, o sistema de transporte público e, caso deseje, o acompanharemos, por exemplo, em sua primeira ida ao supermercado e à loja de telefonia para compra de um SIM Card italiano.  

 

Caso seja do seu interesse, apresentaremos uma série de opções de lazer, vivências e socialização.

 

Workshop

  

“Assim é o italiano” - Como pensa, como se comporta e como vive.

Em forma de um bate-papo informal, mas estruturado. Como observar e avaliar comportamentos sem gerar estereótipos. Diferenças e semelhanças. Os porquês dos comportamentos diferentes. Entender os principais valores italianos. E ainda, com muitos casos e dados curiosos e úteis, discutiremos como administrar possíveis “culture shocks” ou situações de estresse e frustração advindos das diferenças culturais.

Duração: seis horas divididos em dois ou três encontros.

 
 

© Cidadania.it

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Cidadania.it is

   a product of

 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now